top of page

 Dra. Wally Odontologia agora é Ástre Odontologia e Estética 

  • Dra. Wally Lordes Pereira

Bruxismo, o que é e como tratar


Bruxismo é o ato involuntário de ranger os dentes, ou o Apertamento Dental que é tão ou mais prejudicial que o bruxismo. Esses movimentos involuntários são provenientes das tensões diárias, do stress do dia a dia. As pessoas descarregam essas tensões de diferentes formas, muitas apresentam dor de estômago, problemas intestinais, entre outros. Hoje sabe-se que mais de 80% da população descarrega na ATM (Articulação Têmporo Mandibular), principalmente no período noturno.


O Bruxismo e o Apertamento Dental são muito prejudiciais para os dentes, causam desgastes importantes, fissuras e muitas vezes rachaduras nos elementos dentais. Podendo evoluir para um tratamento de canal ou até mesmo a perda de dentes. Além de desgastes dentais, o Bruxismo pode provocar dores faciais, cefaléias, dores na região da nuca e ombros.


Porém não é prejudicial somente para os dentes. Pacientes com essas características possuem uma perda óssea horizontal generalizada nos maxilares (Maxila e Mandíbula), e um comprometimento importante Articular, podendo evoluir para um processo crônico e degenerativo .


Para evitar esses danos nos dentes, ossos e Articulação, é necessário um diagnóstico precoce para receber o tratamento adequado e minimizar os danos.


Sintomas

Por ser um Hábito involuntário, muitas pessoas não tem consciência que sofrem de Bruxismo e que rangem ou apertam os dentes, durante o dia ou durante a noite enquanto dormem (o mais comum). Essa pressão excessiva nos dentes e estruturas ósseas e articulação pode provocar os seguintes sintomas:

  • Cefaléias (dores de cabeça);

  • Dores miofaciais, pescoço, ombros;

  • Otalgia (dor de ouvido) devido a proximidade da Articulação Têmporo Mandibular com o canal auditivo;

  • Desgaste Dental;

  • Fraturas e fissuras nos dentes;

  • Sensibilidade dental;

  • Dificuldade ou dor para abrir a boca;

  • Estalos na região da Articulação em movimento de abertura e fechamento bucal;

  • Desvio em abertura ou fechamento bucal;

  • Insônia;


Caso você observe que sofre de Bruxismo, ou apresente algum desses sintomas, procure orientação de um profissional habilitado e de sua confiança, para um diagnóstico e orientação para um tratamento adequado o quanto antes, pois esse é um problema crônico que a longo prazo vai trazer sérios prejuízos bucais e articulares, não devendo ser negligenciado em nenhuma circunstância.


Causas

O Bruxismo / Apertamento dental é um hábito proveniente do stress da rotina diária, das tensões e ansiedade que nossa sociedade em maior menor grau é submetido. Algumas pessoas descarregam esse stress durante o sono, desencadeando o processo de Bruxismo/Apertamento dental além de alterar o sono dificultando o descanso da pessoa afetada.


Assista o vídeo a seguir de uma paciente nossa relatando exatamente esse problema e o alívio imediato após iniciar o tratamento:



Por outro lado existem aqueles indivíduos que possuem o hábito de apertar os dentes também em situações de stress durante o dia a dia, quer sejam provocados por motivos, pessoais, familiares, laborais, entre outros.


Além do Stress que como já sabemos é o principal fator desencadeante desses hábitos parafuncionais, existem outros que podem potencializar ou aumentar o risco de se desenvolver o Bruxismo / Apertamento Dental tais como:

  • Má oclusão dental;

  • Desalinhamentos dentais;

  • Falta de dentes, levando a problemas oclusais;

  • Má Postura corporal;

  • Hábitos de mastigar somente de um lado, dormir apoiado na mão, morder lápis ou canetas, roer unhas, entre outros;

  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou bebidas com cafeína;

  • Tabagismo;


Tratamentos

É preciso identificar e tratar o Bruxismo / Apertamento Dental o quanto antes para reduzir as dores e desconforto, assim como reduzir os prejuízos associados ao hábito que danificam, dentes, ossos, e articulação.


O tratamento mais recomendado é a confecção de uma placa estabilizadora / miorrelaxante rígida em acrílico instalada no arco superior ou inferior, dependendo da avaliação e indicação de cada profissional. A placa impede que os dentes se desgastem e se deteriorem progressivamente e protegem a Articulação evitando problemas degenerativos provenientes desse hábito parafuncional. É imprescindível o uso da placa de forma estrita, seguindo as orientações passadas pelo profissional.


Na nossa clínica instituímos imediatamente identificado o problema a associação da placa com sessões de laserterapia local e sistêmica (técnica ILIB) para tratamento e alívio das dores miofaciais e articulares obtendo-se ótimos resultados e minimizando a curto e médio prazo o uso de medicamentos (antiinflamatórios, analgésicos e miorrelaxantes). A utilização do laser de baixa potência aplicado às disfunções da ATM tem ação analgésica, antiinflamatória, relaxante muscular, além de melhorar a microcirculação local e auxiliar na reparação das fibras nervosas traumatizadas. Sendo assim uma importante ferramenta dentre as terapias envolvidas nos tratamentos das DTMs.

0 comentário

Comments


bottom of page